
Pesca Artesanal do Polvo
Pesca com alguns anos de história, a pesca do polvo sempre foi famosa em Santa Luzia e arredores chegando mesmo a ser famosa mundialmente por muitos visitantes que aqui passam e se interessam em saber como essa pesca é feita.
Antigamente, o polvo era pescado em alcatruzes, os quais eram feitos em barro num formato similar a um vaso. Os procedimentos desse tipo de pesca são bastantes simples: usava-se uma corda prendida ao alcatruz (de 30 a 40 metros) e uma pequena boia para a corda não ficar totalmente submersa. O tempo de espera até ser removido o alcatruz chegava às 24h. Depois disso retirava-se o alcatruz da água e momentos mais tarde, já chegando a terra, o polvo era retirado com lixívia, essa lixívia assustava o polvo e o obrigava a sair. Depois deste mesmo sair, cortava-se o polvo, entre os olhos, com o objetivo de o matar.
Atualmente os processos são basicamente os mesmos, mas devido a algumas leis de proteção ambiental, usa-se os covos (armação feita de plástico e ferro) em vez do alcatruz. Para atrair o polvo a essas armações, são usados peixes ou mariscos como isca. Cada covo consegue assegurar até 4 a 6 polvos.



