
História
Santa Luzia teve a sua génese no século XVI (1577), devido a pescadores que construíram um pequeno santuário em homenagem a Santa Luzia (mártir e protetora das pessoas que sofrem de problemas oculares), tornando-se assim a Santa padroeira local.
Esta localidade sempre esteve ligada ao mar, por isso é rica em termos de produtos marítimos, como por exemplo o Polvo, o produto mais famoso e cativador de Santa Luzia. Mas antes do polvo, era conhecida pela pesca do atum, que acabou nos meados do século XX. Contudo a praia do Barril dispõe de um museu em homenagem à pesca e aos pescadores da pesca do atum.
Em 1999, esta pequena localidade tornou-se uma vila devido ao aumento de povoamento da área. Mesmo sendo uma vila, Santa Luzia dispõe de uma tranquilidade e de uma vida de estilo maravilhosa e invejada pelos turistas que aqui passam. Esse estilo de vida é derivado aos belos dias de sol durante o ano e à felicidade e simplicidade dos habitantes que aqui vivem, além disso este lugar é influenciado pela dieta mediterrânea.
